Periodontologia

PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam os tecidos de suporte dos dentes, ou seja, gengivas e osso. É igualmente responsável pelo tratamento estético gengival.

DOENÇAS PERIODONTAIS

A doença periodontal é uma doença que afeta os tecidos que envolvem e suportam os dentes – periodonto – que inclui, para além da gengiva, o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes implantados nos maxilares.

A doença periodontal divide-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

• Na GENGIVITE há uma inflamação superficial da gengiva, sem envolvimento da parte óssea.
  • Na PERIODONTITE há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso e mobilidade. Se não tratada, pode levar à perda do dente.

A periodontite é causada por bactérias e progride principalmente em pacientes com suscetibilidade genética para doenças gengivais. No entanto, existem igualmente fatores de risco como:

• Tabaco;
  • Diabetes;
  • Má higiene oral;
  • Doenças sistémicas.

O BEM-ESTAR GERAL

A doença periodontal pode ainda agravar diversas doenças sistémicas como a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, osteoporose, alzheimer, parto prematuro, AVC, entre outras doenças.

O Periodontologista tem a formação necessária para tratar a doença. Em muitos casos de perda óssea severa é possível intervir com técnicas inovadoras para reconstruir o osso perdido e manter os dentes na boca de forma saudável.

Após o tratamento periodontal, inicia-se a fase de manutenção, com consultas com periodicidade de 3-6 meses.

PERIODONTOLOGIA ESTÉTICA

Na vertente estética, a Periodontologia inclui ainda a correção de defeitos gengivais, que permitem melhorar a autoestima dos pacientes e melhorar a sua qualidade de vida. São disso exemplos o tratamento do sorriso gengival, retrações gengivais e problemas gengivais em implantes.

SORRISO GENGIVAL

Muitas pessoas ao sorrirem mostram demasiada gengiva, apresentando dentes curtos muitas vezes escondidos pelo tecido gengival. Este tipo de sorriso é chamado “sorriso gengival”. Para solucionar este problema é feito um procedimento chamado alongamento coronário, que permite expor os dentes de forma natural e harmonizar as margens gengivais.

RETRAÇÃO GENGIVAL

Com o passar dos anos, muitas pessoas acabam por sofrer de retração gengival. Nestes casos, o tecido gengival começa a afastar-se da estrutura do dente, acabando por expor a própria raiz, causando sensibilidade, cáries e problemas estéticos. Através de técnicas minimamente invasivas, é possível de forma previsível recobrir os dentes expostos e restabelecer a saúde gengival.

CASOS CLÍNICOS

Implantologia com regeneração óssea

After Image Before Image

Sorriso gengival

After Image Before Image

Passos para o tratamento

Avaliação e diagnóstico

Nesta primeira consulta é feita uma avaliação e um diagnóstico periodontal para que o Médico Dentista possa perceber a sua situação clínica.

Tratamento periodontal

Feito o diagnóstico, inicia-se a fase não cirúrgica do tratamento para remoção da placa bacteriana da bolsa periodontal. Em casos severos, poderá igualmente ser necessária cirurgia periodontal.

Manutenção

Realizados os tratamentos, irá passar-se à fase de manutenção. Este controlo é feito através de uma consulta de higiene oral, a cada 4/6 meses.