Novas Tecnologias
A implantologia, enquanto ciência, tem vindo a apresentar uma constante evolução, com a incorporação diária de novas tecnologias destinadas a aperfeiçoar as técnicas utilizadas.
CBCT (CONE BEAM COMPUTER TOMOGRAPHY)
Também conhecida como Tomografia Computorizada de Feixe Cónico, esta nova tecnologia permite a execução de exames auxiliares extremamente pormenorizados com níveis radiação reduzidos. Isto significa que a precisão do detalhes neste tipo de exame 3D é bastante elevada.
GUIAS CIRÚRGICAS PARA COLOCAÇÃO DE IMPLANTES
A confeção de guias cirúrgicas com recurso à tecnologia de impressão 3D permite uma individualização precisa, onde em cada caso os implantes dentários são planeados e guiados com uma precisão exímia. Esta possibilidade associada à experiência clínica permite melhorar a precisão dos tratamentos efetuados.
IMPRESSÃO 3D
A obtenção de objetos por incrementos permite a confeção de inúmeros componentes de reabilitação, com a geração de um ficheiro .stl capaz de ser integrado em todos os fluxos digitais. Mais uma oportunidade de trabalho que as novas tecnologias trouxeram ao Instituto de Implantologia®.
MÁQUINAS DE CAD-CAM
A arte da prótese tem hoje um nível elevadíssimo e, para isso, contribuiu a fresagem a partir de um desenho computorizado. Esta é uma realidade assente em princípios robóticos, que permite a confeção de coroas, barras e pontes com uma qualidade extraordinária.
NOVOS IMPLANTES, NOVAS GEOMETRIAS E BIOMATERIAIS
Os implantes de zircónia incorporam novas vantagens estéticas e promissoras no campo da biocompatibilidade de tecidos, tornando-os assim bastante promissores. Além disso, os implantes de titânio sofreram upgrades na sua macrogeometria, o que os torna mais estáveis para o uso de protocolos de carga imediata / dentes imediatos.
SCANNERS INTRAORAIS
A tradicional impressão com alginato ou silicone foi substituída pela capacidade de se gerar uma imagem 3D. Isto é possível graças a uma sonda ótica capaz de gerar múltiplas fotografias e uni-las sob a forma de um modelo 3D.
SCANNER FACIAL
Permite capturar através de uma imagem 3D várias posições da face do paciente, para que a montagem de dentes seja o mais fidedigna possível. É uma aproximação à transformação do paciente real para o paciente virtual.