Serviços e especialidades

Recobrimento Radicular / Cirurgia plástica periodontal

A exposição da superfície da raiz de um dente deve-se à recessão das gengivas. A cirurgia de recobrimento radicular, utilizando um enxerto de gengiva, poderá ajudar a reparar o defeito gengival, prevenir uma futura progressão da recessão e evitar o aparecimento de cárie dentária.

Os principais benefícios deste tipo de cirurgia são a redução da sensibilidade dentária e restabelecer a saúde gengival. Quando a superfície radicular de um dente fica exposta, o simples ato de beber ou comer comidas quentes ou frias poderá provocar uma sensibilidade extrema no dente em causa.

O enxerto gengival irá cobrir permanentemente a raiz exposta, reduzindo o desconforto e restabelecendo a saúde gengival. Noutras situações, em pacientes que têm recessões gengivais associadas a uma gengiva mais fina poderá ser benéfico aumentar a espessura gengival através de uma cirurgia plástica periodontal.

Por outro lado, a Doença Periodontal é caracterizada por recessão gengival e inflamação. A exposição radicular provocada pela recessão gengival pode fazer com que os dentes pareçam mais longos que o normal. Em determinados casos, a cirurgia de recobrimento radicular poderá ajudar a que os dentes pareçam mais curtos e harmoniosos.

CASO CLÍNICO

Recessão da gengiva - antes e depois
© 2020 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.
Scroll para
ver mais