Tratamentos

Notícias

01
02
Slider Image
Slider Image

OCLUSÃO E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

 

Oclusão e bruxismo: como se relacionam estas condições?

A oclusão dentária é a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares, e um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais – mastigação, fonação, deglutição e estética.

Cientes da importância da oclusão, no Instituto de Implantologia® procuramos restabelecer uma oclusão dentária ideal em todas as nossas reabilitações. Temos ainda clínicos com formação específica na área que poderão diagnosticar e tratar patologias relacionadas com a disfunção.

No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo.

 

PATOLOGIAS RELACIONADAS COM OCLUSÃO: O BRUXISMO

 

O bruxismo é um hábito parafuncional, inconsciente e sem objetivo fisiológico para o sistema mastigatório. Existem dois tipos de bruxismo: diurno e noturno. O bruxismo diurno está associado a hábitos repetitivos como roer as unhas, lápis, mascar pastilha elástica, ranger os dentes, má postura, e todos os outros fenómenos que ocorrem quando o indivíduo se encontra acordado.

O bruxismo noturno trata-se de um distúrbio do sono em que se verifica não só o ranger dos dentes como também microdespertares, aumentos da frequência respiratória, cardíaca e movimentos corporais.

Trata-se de uma patologia muito associada ao stress, pelo que uma grande parte da população é afetada. No entanto, apenas 5 a 20% têm consciência da parafunção.

 

O BRUXISMO ACONTECE SÓ EM ADULTOS OU TAMBÉM EM CRIANÇAS?

 

Quando somos crianças rangemos os dentes dentro de padrões que vão ser essenciais à sua normal exfoliação e também para o seu posicionamento nos maxilares. Assim, nesta situação é normal que aconteça, não devendo os pais se preocupar com o ruído, especialmente durante a noite.

Quando se trata de adultos deverá ser visto como uma patologia, para que se possa atuar o quanto antes.

 

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DO BRUXISMO?

 

Em regra o bruxismo é diagnosticado numa fase tardia, já que é um hábito inconsciente. Normalmente o próprio paciente apercebe-se que os seus dentes estão a ficar mais curtos (devido ao desgaste), ou alguém constata o ranger dos dentes.

O médico dentista tem um papel fundamental, já que pode verificar a existência de bruxismo através de facetas de desgaste, sintomas como a tensão muscular ou dores de cabeça do tipo enxaqueca, resultantes da tensão existente.

Saiba mais sobre esta condição através deste artigo.