Cancro Oral

O cancro oral é o conjunto de tumores malignos que afetam qualquer tecido da cavidade oral, sendo mais frequente na língua, no pavimento da boca e na gengiva. Os carcinomas podem manifestar-se como uma ferida persistente que não cicatriza, uma mancha branca ou avermelhada, ou ainda um inchaço sem razão aparente. Muitas lesões são assintomáticas na sua fase inicial, tornando-se progressivamente dolorosas. A dor ao engolir, as dificuldades em abrir a boca ou movimentar a língua, as hemorragias não explicadas e os gânglios linfáticos aumentados devem, também, merecer especial atenção.

A prevenção do cancro oral assenta, fundamentalmente, na adoção de um estilo de vida saudável, com a cessação tabágica, a moderação do consumo de álcool e a promoção de uma boa saúde oral. A infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV) constitui, também, um importante fator de risco, sobretudo para os tumores da orofaringe.

Quando diagnosticado precocemente, a percentagem de sobrevivência ao fim de 5 anos pode atingir os 90%. Contudo, nos estádios mais avançados, a mortalidade ultrapassa os 60%. Portanto, o diagnóstico atempado contribui para um melhor prognóstico da doença, permitindo alcançar boas taxas de sucesso dos tratamentos.

No Instituto de Implantologia disponibilizamos uma consulta especializada de rastreio e diagnóstico precoce de cancro oral e das alterações potencialmente malignas que afetam a cavidade oral. Sempre que uma lesão suspeita é observada, deverá ser realizada uma biópsia, para análise histológica e esclarecimento da sua natureza. Aposte na prevenção, marque já a sua consulta!

© 2020 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.