Tratamentos

Notícias

dentista

É preciso continuarmos a ter medo de ir ao dentista?

30 Agosto 2022

MEDO DE IR AO DENTISTA?

 

“Começou-me a doer um dente, mas acho que vou esperar…” ou “Só de pensar que tenho de ir ao dentista…”. É frequente ouvir estas afirmações à sua volta? Mas, será que é mesmo preciso continuarmos a ter medo de ir ao dentista?

Se olharmos à nossa volta, para o nosso grupo de amigos e família, existirá pelo menos uma pessoa que já disse algumas das afirmações anteriormente referidas. Tratar da saúde oral continua a ser para muitos uma dor de cabeça. Contudo, existem motivos para isto acontecer? A verdade é que muitas vezes se associa uma ida ao Médico Dentista com um sentimento de receio. Contudo, tal como em muitas outras áreas da saúde, o conforto do paciente é a nossa principal prioridade.

 

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DE UM MÉDICO DENTISTA

 

Tal como referimos anteriormente, nos dias de hoje conseguimos garantir o conforto do paciente em grande parte graças à tecnologia. Isto é: o tipo de tratamentos dentários e a forma como são realizados não podia ser mais diferente do que era antigamente. E a tecnologia desempenha de facto um papel fundamental nesta evolução registada. Vejamos diferentes casos com os quais nos deparamos no Instituto de Implantologia®. Seja para tratar uma cárie dentária, fazer um estudo do sorriso ou para colocar um implante dentário, o digital é fundamental.

 

OS TRATAMENTOS E A AUSÊNCIA DE MEDO

 

Por exemplo, ao invés de se usarem moldes tradicionais com alginato ou silicone, recorre-se a uma digitalização intraoral e facial, graças a uma sonda ótica que gera imagens 3D. Logo na primeira consulta o Médico Dentista tem a capacidade de perceber a condição oral de determinado paciente. Isto significa que o mesmo consegue estudar o caso, planear as melhores soluções e executá-lo virtualmente. Tudo isto permite-lhe não só ter uma previsibilidade elevada do tratamento, mas também do resultado final e da eficácia do mesmo. Manter-se uma saúde oral saudável é um passo fundamental para o bem-estar de qualquer ser humano. Não só a nível físico, porque os diferentes problemas orais têm repercussões físicas, mas também psicológicos. Afeta a autoestima, o humor, a segurança de cada um. Ou, pelo contrário, tem a capacidade de mudar a vida de uma pessoa.

 

Hoje em dia, uma ida ao dentista deixou de ser composta

por nomes estranhos e procedimentos complicados.

 

O médico está sempre ao lado do paciente, a acompanhá-lo nos diferentes tratamentos indolores. Tratar da saúde oral deve ser uma prioridade