Tratamentos

Notícias

Crianças e acidentes que envolvem a saúde oral

Crianças: o que fazer quando acontecem acidentes que envolvem a saúde oral!

29 Agosto 2023

CRIANÇAS: ACIDENTES E SAÚDE ORAL

 

Piscinas, praias, novos espaços para correr! No fundo, os acidentes com crianças. A probabilidade de acontecer uma queda durante as férias é sempre uma realidade, assim como em qualquer altura do ano. Este é o motivo pelo qual deve guardar este artigo consigo! Neste pequeno texto respondemos a uma questão muito importante: o que fazer no que diz respeito à saúde oral das crianças quando acontecem acidentes?

Os traumatismo orofaciais, ou seja, na cavidade oral, são uma das principais causas de urgências dentárias, em particular entre os dois e quatro, os oito e os dez anos de idade. Neste último grupo etário estão muitas vezes relacionados com a prática de atividade física /desportiva, muito frequente nesta altura do ano. A título de exemplo destacar:

  • os acidentes em piscinas relacionados com mergulhos;
  • saltos em pranchas
  • ou corridas em pavimento escorregadio, etc.

Assim, e independentemente da maior ou menor gravidade do traumatismo, de se tratar de dentes permanentes ou decíduos (de leite), a avaliação por parte do Médico Dentista é imprescindível. Esta é a única forma de avaliar as complicações dentárias, minimizar potenciais sequelas, sem descurar as implicações emocionais na criança e nos pais.

 

SAÚDE ORAL E CRIANÇAS: FRATURA OU AVULSÃO (SAÍDA) DE UM DENTE DEFINITIVO

 

No caso de fratura da coroa ou de avulsão de um dente definitivo (“saída” da gengiva) é importante, antes de mais, encontrá-lo pois poderá ser colado ou recolocado na boca. Caso não seja possível o seu reposicionamento imediato, ou no caso de se tratar de uma fratura fragmento, estes deverão ser preservados e transportados, sem tocar na raiz durante a manipulação, em meio húmido: soro fisiológico, leite, saliva e aceder rapidamente ao Médico dentista

 

SAÚDE ORAL E CRIANÇAS: FRATURA OU DESLOCAMENTO DENTE “DE LEITE”

 

Tratando-se de fratura ou deslocamento de um dente “de leite” há que despistar a possibilidade desse traumatismo causar sequelas ao dente permanente, através de uma avaliação radiográfica. Por essa mesma razão, se se verificar a saída por completo do dente de leite do alvéolo (avulsão), não está indicada a sua recolocação (reimplante).

 

RÁPIDA AÇÃO PARA UM TRATAMENTO DE SUCESSO

 

E, agora, uma dica muito importante para todos os pais: o tempo que decorre desde o episódio traumático até à sua resolução pode ser fundamental para o sucesso do tratamento e prognóstico, o que sublinha a importância do papel dos pais, professores ou cuidadores.

Com apenas alguns conhecimentos básicos torna-se mais fácil saber como atuar rapidamente, ajudando assim no possível tratamento! Também pode ler este artigo no Notícias ao Minuto.