Serviços e especialidades

Oclusão dentária

A oclusão dentária é a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares, e um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais - mastigação, fonação, deglutição e estética.

A má oclusão dentária pode levar à alteração de uma ou todas estas funções, bem como em alguns casos, à disfunção têmporo-mandibular. Disfunção têmporo-mandibular no sentido amplo é uma afeção resultante do funcionamento anormal da musculatura da mastigação, da articulação têmporo-mandibular (ATM), estruturas associadas ou ambas na região buco-facial ou cervical.

Pode provocar dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalidos), zumbidos ou plenitude no ouvido, travamento ao abrir ou fechar a boca, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. Pode modificar características psicossomáticas do indivíduo, reduzindo a sua qualidade de vida.

Cientes da importância da oclusão, no Instituto de Implantologia procuramos restabelecer uma oclusão dentária ideal em todas as nossas reabilitações.

Temos ainda clínicos com formação específica na área que poderão diagnosticar e tratar patologias relacionadas com a disfunção.

No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo.

© 2017 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.
Scroll para
ver mais