Higiene e Saúde Oral

Uma boa higiene oral significa o nosso bem-estar geral. A boca é a principal entrada de bactérias no corpo humano e é por isso essencial garantir a sua saúde. O tratamento de manutenção ou de suporte periodontal (das gengivas) inicia-se após se ter estabelecido o controlo da doença periodontal ou para prevenção de infeções nos implantes dentários.

Nas consultas de manutenção de higiene oral são realizados procedimentos de eliminação de placa bacteriana e tártaro. Nestas consultas são avaliados os hábitos de higiene e, sendo necessário, reforçadas as instruções e ajustadas as técnicas de higiene oral. É também fundamental atualizar a história clínica, uma vez que algumas patologias sistémicas poderão influenciar a saúde periodontal.

CUIDADOS A TER

• Visitas regulares ao dentista / higienista oral pelo menos de 6 em 6 meses de forma a prevenir problemas dentários;
  • Escovar os dentes 2 a 3 vezes por dia;
  • Usar fio ou fita dentária uma vez por dia, preferencialmente à noite;
  • Usar uma pasta dentífrica com flúor e uma escova média ou macia que deverá ser trocada a cada 3 meses, ou quando os filamentos começarem a ficar danificados;
  • Fazer uma alimentação variada, ingerindo alimentos de todos os grupos nutricionais e reduzindo o consumo de alimentos açucarados;
  • Evitar a ingestão de alimentos açucarados nos intervalos das refeições, quando não é possível efetuar a escovagem dentária

DISPOMOS DE DOIS TIPOS DE CONSULTA DE HIGIENE ORAL:

1. A consulta convencional;
  2. E, a mais recente, a consulta de Higiene Oral Guiada por Biofilme (também conhecida por GBT), que traz uma inovação tecnológica.

O GBT permite proporcionar uma higiene oral especializada, tudo para que se possa dar aos nossos pacientes o maior conforto possível. Mas, afinal, quais são as grandes vantagens desta nova tecnologia?

• É bastante recomendada para pacientes com sensibilidade dentária, uma vez que tem um sistema de água aquecida;
  • Tem uma maior eficácia na manutenção de implantes;
  • Remove eficazmente pigmentos nos dentes;
  • Ajuda a prevenir doenças gengivais;
  • É uma grande aliada na limpeza de aparelhos dentários.

Consulte sempre o seu higienista ou médico dentista para saber quais as melhores soluções para si.