Bruxismo em crianças

Bruxismo em criançasO que é o Bruxismo?

Bruxismo é o termo médico que descreve o apertar e ranger dos dentes. Nas crianças ocorre frequentemente durante a noite, ou em períodos de maior stress e ansiedade. Os estudos atuais referem que 3 em cada 10 crianças apresentam episódios de bruxismo.

Causas e Consequências

São várias as causas para o Bruxismo. Em alguns casos as crianças podem apertar ou ranger os dentes devido ao incorreto alinhamento dentário. Outras podem fazê-lo como resposta a uma dor de dentes ou de ouvidos. O stress, geralmente associado a alguma tensão nervosa, é outra causa. Por exemplo, discussões da criança com os pais, irmãos ou colegas da escola podem causar stress que leva ao ranger dos dentes. Algumas crianças hiperativas, com paralisia cerebral, ou que tomem determinados medicamentos podem também desenvolver Bruxismo.

Muitos casos de Bruxismo podem passar despercebidos, sem efeitos adversos, enquanto outros podem originar dores de cabeça ou de ouvidos. Em certas circunstâncias podem ser observados desgastes no esmalte do dente, sensibilidade térmica, dor facial e problemas nos maxilares e articulação temporomandibular (ATM).

Diagnóstico e Tratamento

Na maioria das vezes as crianças não sabem que rangem ou apertam os dentes, sendo normalmente os pais ou irmãos a identificar o problema. Os sinais que podem ser observados são:

• Ruídos quando a criança se encontra a dormir
  • Queixas de maxilares doridos pela manhã
  • Dor durante a mastigação

Uma observação feita pelo seu Médico Dentista poderá ajudar a determinar se a causa é anatómica (dentes desalinhados) ou psicológica (stress), de forma a chegar a um plano de tratamento eficaz.

A maioria das crianças supera o Bruxismo, e quando tal não acontece, a combinação da observação dos pais e visitas ao Dentista pode ajudar a manter o problema controlado. Nos casos em que o apertar ou ranger dos dentes estejam associados a sintomatologia dolorosa podem ser confecionados aparelhos de proteção que a criança utiliza durante a noite.

Prevenção do Bruxismo

A prevenção da maioria dos episódios de Bruxismo passa por diminuir os níveis de ansiedade da criança, o que pode ser conseguido tentando relaxar antes de dormir, por exemplo, tomando um banho quente, ouvindo música calma, ou lendo um livro.

Em casos raros, em que não se consiga diminuir a ansiedade, pode ser necessário consultar o seu Dentista ou Pediatra, de forma a realizar uma avaliação mais aprofundada e um tratamento adequado.

O Bruxismo na infância é geralmente superado na adolescência. A maioria das crianças pára de ranger e apertar os dentes quando a dentição decídua (dentes de leite) é substituída pela dentição definitiva.

No entanto, algumas crianças continuam a ranger os dentes na adolescência, e se a causa for o stress, o ranger irá continuar até que a tensão seja aliviada. Induzido pelo stress, o Bruxismo pode ser evitado tentando conversar com as crianças regularmente, de forma a perceber quais os seus medos e ansiedades, ajudando-as a lidar com os seus problemas.

© 2020 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.