Tratamentos

Notícias

News Image

Tenho falta de vários dentes posteriores

Os dentes posteriores (molares e pré-molares) são fundamentais no equilíbrio do sistema mastigatório. A sua ausência leva a graves deficiências na mastigação de alimentos (o que poderá desencadear distúrbios gastrointestinais), implicando também uma sobrecarga não fisiológica sobre os restantes dentes. A falta de dentes posteriores poderá ainda ser responsável por problemas articulares.

Em situações em que vários dentes posteriores estão ausentes, uma ponte fixa implanto-suportada apresenta-se como a opção de tratamento mais indicada, com excelentes resultados de ordem funcional e estética. Quando há perda de todos os dentes posteriores, esta apresenta-se como a única solução viável de reabilitação fixa.

Nestas situações, poderão ser consideradas outras hipóteses de tratamento:

PONTE FIXA CERÂMICA

Constitui uma boa solução estética e funcional. Em casos de perda de muitos dentes, ou quando os dentes adjacentes não oferecem suporte suficiente, esta solução não pode ser considerada.

PRÓTESE REMOVÍVEL

É uma solução mais simples e económica para reabilitar o espaço deixado pelos dentes perdidos apresentando no entanto, muitas desvantagens face à reabilitação fixa. Entre outras, implica a utilização de ganchos metálicos inestéticos, é mais volumosa e leva a alterações a nível da fala e mastigação.