Tratamentos

Notícias

dicas branqueamento dentário

Dicas para quem quer fazer um branqueamento dentário

30 Junho 2022

O BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

O Verão é sinónimo de sorrir e de muitas fotografias! E, por isso, neste texto partilhamos algumas dicas para quem quer fazer um branqueamento dentário.

Sorrir é uma das expressões humanas mais básicas. É utilizada para expressar alegria e satisfação, mas desempenha também um papel importante nas relações sociais. E é nesta altura do ano, de mais calor, que nos lembramos ainda mais do nosso sorriso! Não só porque é altura de férias, mas também porque convivemos mais tempo entre família e amigos. Uma das formas que temos de melhorar a estética do nosso sorriso é através de um branqueamento dentário.

Quem é que nunca fez uma fotografia de família ou com amigos e ouviu alguém a dizer: “Sorriam!!” ou “Say cheese!!” ? Como muitas vezes o nosso sorriso pode não estar no seu melhor, o que se traduz numa menor autoestima, esta pode mesmo ser a altura ideal para se realizar um branqueamento.

 

BRANQUEAMENTO: UM TRATAMENTO SEGURO E EFICAZ

Está é uma escolha bastante popular entre quem deseja ter os dentes mais brancos, até porque se trata de um tratamento seguro e eficaz. Aquilo que faz é restaurar a coloração natural dos nossos dentes, através da remoção de pigmentos internos e externos. Contudo, antes de se iniciar este tratamento, deve ser sempre realizada uma consulta de avaliação, para se averiguar a condição oral do paciente.

Por muito que a sabedoria popular diga que basta apenas fazer-se logo o tratamento, esta informação não é verdadeira: esta avaliação é de facto crucial, pois existem diversos fatores que podem influenciar o resultado final, como é o caso de lesões de cárie ou restaurações infiltradas.

 

QUAIS OS TIPOS DE BRANQUEAMENTO DENTÁRIO?

Dado este passo, pode-se depois avançar com o branqueamento. No Instituto de Implantologia® dispomos de dois tipos: em consultório – com concentrações mais elevadas do agente branqueador, o que reduz o tempo necessário para atingir os resultados pretendidos – ou, em casa, sempre com a supervisão do Médico Dentista ou Higienista Oral, que demora em média duas semanas. Por vezes pode ser feita a associação das duas técnicas.

 

DICAS PARA QUEM QUER FAZER UM BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

Sabemos que hoje em dia é fácil ter acesso a este tipo de produtos online, mas gostamos de reforçar que a saúde deve ser a principal preocupação de qualquer pessoa, sendo por isso essencial cuidarmos dela o melhor possível. Muitas destas soluções não estão sequer autorizadas pelas entidades reguladoras de saúde e podem levar depois a consequências negativas. Deve-se por isso confiar nas recomendações de um profissional de saúde.

A sensibilidade dentária surge como o efeito secundário que mais se destaca, mas trata-se de uma situação passageira e que tende a terminar com o fim do tratamento. Nos primeiros dias após o branqueamento aconselhamos sempre a alguns cuidados extra, como evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas e com grande potencial de pigmentação, como é o caso do café ou do chá de frutos vermelhos. A boa notícia é que estando de férias, não irá precisar de café!

Sorrir com confiança, ao mesmo tempo que se usufrui de um sorriso saudável.