Tratamentos

Notícias

News Image

Quais as estratégias para prevenir o edentulismo em Portugal?

O edentulismo previne-se através de uma abordagem preventiva. A realização de consultas de Higiene Oral e ou visita ao Médico Dentista, com uma periodicidade variável consoante o perfil e os fatores de risco do paciente, devem permitir um diagnóstico precoce de lesões de cárie dentária e ou da doença periodontal (ou seja, dos tecidos que suportam o dente).

No máximo estas consultas deverão ocorrer de 6 em 6 meses. A população em geral deve reconhecer que a visita ao Médico Dentista tem de ser feita mesmo na ausência de queixas de origem dentária. Face a este aspeto, é fundamental que a classe de Médicos Dentistas promova cada vez mais adequada literacia juntos dos seus pacientes.

Na vertente do tratamento e, tanto quanto possível, deve optar-se por abordagens minimamente invasivas que salvaguardam a saúde dos tecidos do dente. Dentes com doença periodontal devem ser controlados através do estadiamento da doença e pelo seu acompanhamento periódico por parte de um Higienista Oral e/ou Periodontologista. Apenas desta forma é possível evitar a perda dentária ou retardar ao máximo a sua ocorrência.