Serviços e especialidades

Branqueamento dentário

Ao longo das últimas duas décadas, segundo a American Dental Association, o branqueamento dentário tornou-se num dos tratamentos dentários de carácter estético realizado com mais frequência. Branquear os dentes permite de uma forma simples e rápida melhorar a cor dos dentes. 

O branqueamento dentário remove as pigmentações internas e externas do esmalte e da camada dentária subjacente, a dentina, tornando assim os dentes mais brancos.

Os géis branqueadores não provocam mudanças na estrutura dos dentes, não afectam o estado das restaurações dentárias pré-existentes e não apresentam outros tipo de riscos ou efeitos secundários.

Antes do branqueamento é necessária uma avaliação clínica em que o dentista ou o higienista oral asseguram o bom estado de saúde dos dentes e gengivas, podendo assim iniciar o tratamento.

CASO CLÍNICO

Branqueamento dentário - antes

ANTES

Branqueamento dentário - depois

DEPOIS


Branqueamento com moldeiras

Uma das técnicas de branqueamento consiste na utilização de moldeiras, que funcionam como um reservatório para o agente branqueador, cujo princípio ativo mais utilizado é o Peróxido de Hidrogénio ou Peróxido de Carbamida. Estas moldeiras são utilizadas durante um período de tempo pré-estabelecido e segundo uma frequência e duração determinadas pelo Dentista ou Higienista Oral.

O resultado final do branqueamento com moldeiras depende do tipo de pigmentação que os dentes apresentam, vulgarmente referida como manchas, a idade do paciente e a concentração do agente branqueador. Embora este tipo de tratamento dentário possa ser realizado em casa, é aconselhável que seja acompanhado por um profissional de saúde oral, que poderá realizar uma avaliação clínica prévia dos dentes e tecidos moles da boca.

Uma vez realizada a avaliação clínica e eleito o branqueador mais adequado a cada caso, o seu Dentista ou Higienista Oral far-lhe-á os moldes, que darão lugar às moldeiras de branqueamento.


Branqueamento na clínica

Quando realizado no consultório o branqueamento dentário é um processo simples e indolor. Dura aproximadamente 90 minutos, e branqueia os seus dentes de forma segura e eficaz.

É aplicado um gel de peróxido de hidrogénio que é ativado por uma luz de tecnologia LED (Ligth Emiting Diode) durante 60 minutos. Nas 24 horas após o branqueamento recomenda-se a não ingestão de substâncias pigmentantes, como o café, de forma a não comprometer os resultados.

© 2017 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.
Scroll para
ver mais