Serviços e especialidades

FAQ

Em que idade deve ser avaliada a necessidade de utilizar aparelho?

A primeira avaliação da necessidade de utilizar aparelho deve ser feita por volta dos 7 anos de idade. Nesta faixa etária a criança habitualmente já se encontra numa fase de dentição mista, tendo ocorrido a erupção dos primeiros molares e incisivos definitivos.

Quais as situações de alerta que indicam uma avaliação mais precoce?

Existem situações de alerta que indicam uma avaliação antes dos 7 anos, são exemplo:

  • o hábito de chupeta ultrapassados os 4/5 anos;
  • o hábito de chuchar no dedo ou na língua ultrapassados os 4/5 anos;
  • perda precoce de um dente de leite;
  • crianças respiradoras orais;
  • situações de mordida invertida.

É indicado usar aparelho quando ainda existem dentes de leite?

Na maioria dos casos o momento ideal para iniciar o tratamento ortodôntico com aparelho fixo é em dentição definitiva, etapa muitas vezes coincidente com a fase do "pico de crescimento pubertário". No entanto, existem situações em que está indicado efetuar uma primeira fase de tratamento denominada “tratamento intercetivo”, com o objetivo de corrigir ou atenuar problemas esqueléticos (ex: mordidas cruzadas anteriores e posteriores) ou de recuperação de espaço para os dentes definitivos.

É preciso fazer extrações para poder alinhar os dentes?

A falta de espaço e a presença de dentes desalinhados não é por si só determinante para a indicação de extração de dentes. A necessidade de extrair dentes é avaliada em função da gravidade da falta de espaço, mas também em função do tipo facial e ósseo do doente. Atualmente, procuram-se cada vez mais soluções conservadoras que otimizem a harmonia facial e funcional.

Quando se extraem dentes os espaços ficam abertos?

Os espaços resultantes de extrações dentárias feitas durante um tratamento com aparelho fixo estarão encerrados no final deste. Durante o tratamento poder-se-á colocar um dente “artificial” para disfarçar o espaço aberto.

É difícil a adaptação ao aparelho fixo?

Após a colocação do aparelho fixo existe um período de adaptação dos lábios, da língua e da dicção, que varia muito em função do doente, sendo em média de 10 a 15 dias. No caso de doentes adultos o período poderá ser mais extenso, não ultrapassando habitualmente os 30 dias.

Existem pessoas alérgicas ao metal do aparelho fixo?

Os brackets e arcos apresentam na sua constituição níquel, podendo raramente ocorrer reações alérgicas.

O aparelho fixo é doloroso?

No segundo e terceiro dia após a ativação do aparelho é comum ocorrer uma moderada sensibilidade dentária. Para a maioria dos pacientes não chega a ser necessário efetuar qualquer medicação analgésica. Decorridos 4 dias após a ativação a situação encontra-se normalizada.

O aparelho fixo provoca aftas?

A fricção dos brackets ou outras peças constituintes do aparelho fixo com as mucosas orais pode provocar lesões aftosas e traumáticas. Por norma, estas lesões são reversíveis e desaparecem após o período de cicatrização.

O aparelho fixo danifica os dentes?

Quando existe uma boa higiene oral a colagem de brackets não danifica o esmalte. No entanto, quando existe uma acumulação contínua de placa bacteriana junto aos brackets poderão surgir manchas brancas de desmineralização do esmalte que são irreversíveis e não desaparecem após a remoção do aparelho.

Pode usar-se aparelho fixo quando existem problemas gengivais?

O tratamento ortodôntico fixo pode estar indicado em pacientes que apresentam problemas gengivais, desde que estes se encontrem controlados e não exista uma doença periodontal (gengivite e periodontite) ativa.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento ortodôntico varia para cada caso, dependendo em parte da severidade da má-oclusão e técnica utilizada.

Posso comer tudo durante o tratamento com aparelho fixo?

Existem alimentos e hábitos a evitar durante o tratamento:

  • pastilhas elásticas, rebuçados e caramelos;
  • bebidas gaseificadas;
  • roer unhas e canetas.

Existem outros alimentos que requerem cuidados na mastigação e um reforço da higiene oral, nomeadamente alimentos açucarados e duros (peças de fruta inteiras, bolachas muito duras, tostas e côdeas de pão, entre outros).

Os dentes mudam de posição no final do tratamento?

Após a utilização de qualquer tipo de aparelho ortodôntico, está indicada a utilização de um aparelho de contenção. Este tem como objetivo otimizar a estabilidade dos resultados obtidos no final da correção ortodôntica. A duração desta fase varia de paciente para paciente, em função da gravidade da má-oclusão inicial, da idade, e dos resultados atingidos no final do tratamento.

Existem aparelhos indicados na apneia do sono?

A apneia do sono é classificada como uma patologia do sono, cujo tratamento e diagnóstico são multidisciplinares. Nos casos em que existe um severo recuo do maxilar inferior, poder-se-á considerar a utilização de um aparelho reposicionador da mandíbula, que visa promover o seu avanço e consequente abertura das vias aéreas superiores, contribuindo para a melhoria dos sintomas clínicos.

© 2020 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.
Scroll para
ver mais