Serviços e especialidades

Dentes das crianças - Perguntas frequentes

Quando nascem os dentes de leite?

Os dentes de leite erupcionam, geralmente, entre os 6 e os 12 meses de idade, sendo considerada uma variação do normal mais ou menos 6 meses.

É grave quando não nasceu nenhum dente com 1 ano de idade?

Não existe qualquer problema associado à não erupção dos dentes até ao primeiro ano de vida. Por norma, a mastigação de alimentos não é afetada. No entanto, é indicado o despiste de qualquer doença sistémica que possa estar associada.

Qual a sequência de erupção dos dentes de leite?

Os primeiros dentes de leite a erupcionar são os incisivos centrais inferiores, por volta dos 6 meses de idade, seguindo-se os incisivos centrais superiores e os laterais superiores e inferiores (já perto do 12º mês). Por volta dos 18 meses erupcionam os primeiros molares de leite, e aos 3 anos, em média, a erupção dos dentes de leite fica completa com os caninos e segundos molares, perfazendo os 20 dentes que constituem a dentição de leite (ou decídua).

Quantos dentes existem na dentição definitiva?

Na dentição definitiva existem quatro incisivos, quatro pré-molares, dois caninos e seis molares, por cada maxilar. Assim, a dentição definitiva apresenta 32 dentes.

A erupção de dentes provoca mal-estar no bebé?

Durante a erupção dos dentes a criança apresenta as gengivas inflamadas, o que provoca algum desconforto. Por esse motivo, é normal que a criança coloque as mãos na boca, bem como alguns objetos que podem estar “sujos”. Assim, a criança está sujeita a pequenas infeções na boca ou mesmo gastrointestinais.

Quando erupcionam os dentes definitivos?

A erupção dos dentes definitivos inicia-se, habitualmente, por volta dos 6 anos de idade, com a erupção dos primeiros molares definitivos. Estes erupcionam atrás dos últimos dentes de leite, e por esta razão podem passar despercebidos.

Deve dar-se flúor em comprimidos aos bebés?

A DGS (Direção Geral de Saúde) desaconselha o uso de flúor em comprimidos ou gotas nos bebés e crianças, só estando aconselhada a sua prescrição em casos de elevado risco de cárie dentária, sempre a partir dos 3 anos e por indicação médica.

Qual a pasta dentífrica indicada?

Dos 0 aos 5 anos

Segundo a DGS, após a erupção do primeiro dente a pasta indicada deve apresentar uma concentração de 1000 a 1500 ppm de fluoretos, e a higiene oral deve ser efectuada por um adulto, duas vezes por dia. Atualmente só está indicada a utilização de suplementos de flúor sistémico em casos excepcionais de elevado risco de cárie.

Dos 6 aos 12 anos

Segundo a DGS, para esta faixa etária a pasta indicada deve apresentar uma concentração de 1500 ppm de flúor. A criança deverá ainda ser instruída a usar o uso do fio dentário, estando aconselhada a supervisão por um adulto.

A partir dos 12 anos

Segundo a DGS, para esta faixa a pasta indicada deve apresentar uma concentração de 1500 ppm de flúor. Deverá ser utilizado o fio ou fita dentária em todas as escovagens.

Porquê cuidar dos dentes de leite?

Os dentes temporários ou de leite são importantes para o desenvolvimento maxilar, da dentição permanente, da mastigação e da dicção, possibilitando um normal crescimento físico, psíquico e social.

A perda prematura de dentes de leite pode acarretar problemas de falta de espaço para a erupção dos dentes definitivos, podendo estar indicada a manutenção do espaço correspondente.

O que é a cárie precoce de infância?

A cárie precoce de infância define-se como a presença de sinais de cárie dentária, dentes tratados ou ausentes por cárie antes dos 6 anos.

Quando fazer selantes de fissura?

Os selantes de fissura estão indicados após a erupção do primeiro dente definitivo. Contudo, para qualquer dente, seja definitivo ou de leite, com elevado risco de desenvolvimento de cárie dentária, está indicada a aplicação de selantes de fissura.

O que fazer quando existe a avulsão de um dente de leite por queda ou traumatismo?

Na "saída completa da gengiva" ou avulsão de um dente de leite por um traumatismo não é indicada a sua reimplantação, isto é, recolocá-lo no mesmo sítio. Após o traumatismo a criança deve ser observada por um Dentista. No caso de conseguir recuperar o dente deverá guardá-lo e mostrá-lo ao Dentista.

O que fazer em caso de fractura de um dente?

Perante um traumatismo dentário, a criança deve ser observada pelo Dentista. No caso de fractura da coroa de um dente definitivo é importante, antes de mais, encontrar o fragmento, transportá-lo em meio húmido: soro fisiológico ou leite, pois poderá ser colado.

O que fazer quando existe a avulsão de um dente definitivo?

Se ocorrer a "saída completa da gengiva" ou avulsão de um dente definitivo é importante, antes de mais, procurá-lo de modo exaustivo, pois poderá ser reimplantado no mesmo sítio. Nesse caso deverá segurá-lo pela coroa, e se a superfície estiver suja deve passar-se por água ou soro fisiológico (10 segundos). A taxa de sucesso da reimplantação será tanto maior quanto menor o tempo de espera entre o acidente e o tratamento.

Usar chupeta danifica os dentes?

Se o hábito da chupeta for retirado até aos 3 anos de idade as alterações que possam ter ocorrido na cavidade oral são maioritariamente corrigidas sem necessidade de tratamento. Durante o uso da chupeta nunca deve adicionar açúcar ou mel na chupeta.

É possível limpar a pigmentação dos dentes de uma criança pequena?

A pigmentação preta que se acumula nos dentes das crianças geralmente não é causa de má higiene oral. Este pigmento pode ser facilmente removido em consultório dentário.

Como tratar crianças que têm medo do Dentista?

Deve-se sempre tratar uma criança com a sua colaboração, ganhando progressivamente a sua confiança. Quando não se consegue obter a sua colaboração está indicado recorrer-se à sedação consciente de forma a evitar que a criança tenha uma experiência traumática no consultório.

O que é a sedação consciente?

A sedação é um método utilizado para conseguir a colaboração do paciente através da diminuição do grau de ansiedade e do controlo de fobias que podem impedir a realização do tratamento dentário. A técnica de sedação consciente, com mistura de Óxido nitroso e Oxigénio, consiste na inalação de um gás através de uma máscara por via nasal, e pode ser realizado em crianças ou adultos.

Os meus dentes definitivos nasceram com manchas, é grave? O que posso fazer?

As manchas nos dentes definitivos não são habitualmente situações graves que requeiram um tratamento urgente. De forma a minimizar o seu aspecto e dependendo da sua severidade, poderão ser realizados diversos tratamentos, tais como, micro-abrasão, restaurações em compósito ou coroas dentárias.

Devo utilizar protetores bucais quando pratico desporto?

Os protetores bucais estão indicados para proteger os dentes, aparelhos fixos ou tratamentos protéticos fixos (por exemplo coroas), evitando a sua fractura ou o traumatismo dos tecidos moles durante a prática de qualquer desporto que possa implicar algum tipo de embate físico.

© 2020 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.
Scroll para
ver mais