Serviços e especialidades

Protetores Bucais

O que é um protetor bucal?

É um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. São fabricados num material denominado EVA (copolímero etileno/acetato de vinil) com a finalidade de proteger os dentes, tecidos moles e outras estruturas intra-orais, amortecendo e distribuindo o impacto, evitando contusões, fraturas mandibulares, deslocamentos e traumas na ATM (articulação temporo-mandibular).

Os protetores bucais estão indicados em todas as atividades desportivas onde possa existir contacto entre os atletas: rugby, futebol, futebol americano, lacrosse, artes marciais, pólo aquático, andebol, ciclismo, voleibol, softball, basquetebol, boxe, wrestling, hóquei em patins, hóquei em campo, hóquei no gelo, entre outras.

Para garantir máxima proteção, o protetor deve apresentar uma espessura adequada e estar perfeitamente adaptado aos dentes, permitindo a fala e respiração corretas.

Os protetores bucais podem ser personalizados com cores escolhidas pelo paciente.

Perguntas frequentes

Porque devo usar um protetor bucal?

Dentes fraturados, maxilares traumatizados ou lábios lacerados podem resultar da prática desportiva! O uso de um protetor bucal ajuda a absorver e dispersar o impacto da pancada na face, minimizando o trauma que se produz na boca e maxilares.

Que tipo de protetor bucal devo utilizar?

Existem vários tipos de protetores bucais, contudo, recomenda-se a utilização de protetores bucais individualizados.

Este tipo de protetores é confecionado pelo seu Médico Dentista. Através de uma impressão dos dentes é possível obter uma réplica em gesso que permite produzir um protetor devidamente adaptado à boca de cada pessoa.

Os protetores bucais individualizados são mais confortáveis, melhor adaptados, permitem falar corretamente, não se soltam, não prejudicam a respiração e podem ser personalizados de acordo com as exigências de cada um.

© 2019 Instituto de Implantologia. Todos os direitos reservados.
Scroll para
ver mais