Dentes Imediatos
A colocação de implantes em carga imediata é uma prática frequente desde a década de 80, sendo validada por inúmeros estudos clínicos que atestam a sua segurança e previsibilidade de resultados.
Esta técnica consiste na colocação de coroas em acrílico fixas aos implantes. Assim, no mesmo dia da cirurgia, são colocados dentes fixos, devolvendo de imediato ao paciente o conforto, a estética e a função.
Trata-se de um método passível de ser utilizado, se existir indicação clínica, tanto em casos de desdentações totais ou parciais, como na ausência de apenas um dente.
Terminada a fase de osteointegração dos implantes e após a cicatrização dos tecidos, são feitos novos moldes e as coroas em acrílico são substituídas por coroas em materiais de elevada estética e resistência.
Apesar das vantagens evidentes associadas a este procedimento, nem todos os pacientes são candidatos à colocação de implantes em carga imediata. A opção por esta técnica deverá ser sempre precedida de um criterioso exame clínico e radiográfico, onde serão avaliadas as condições de cada paciente, nomeadamente no que concerne à quantidade e qualidade óssea.
Para a colocação de implantes em carga imediata, frequentemente é necessário aguardar um período de tempo após a perda dentária para permitir a cicatrização do osso e gengiva. No entanto, no Instituto de Implantologia, realizamos (sempre que a situação o permita) também a colocação imediata de implantes após a extração de dentes sem viabilidade. Sobre estes implantes (na maioria das situações) são igualmente colocados no dia da cirurgia, dentes imediatos.