Tratamentos

Notícias

saúde oral e bem-estar geral

A saúde oral e o bem-estar geral

SAÚDE ORAL E BEM-ESTAR GERAL

Passados já alguns meses desde o início de 2022 e definidos novos objetivos para este novo ano, esta é a altura certa para qualquer pessoa se focar no bem-estar geral do seu corpo. Frequentemente é comum ouvir-se dizer que o bem-estar de cada um começa com os cuidados que o próprio tem com a sua saúde oral. Mas será esta forma de pensar correta? A resposta dada pela equipa do Instituto de Implantologia® é mais do que afirmativa: os cuidados que temos com a nossa saúde oral influenciam (e muito) o nosso bem-estar geral.

Vejamos por exemplo a questão da doença periodontal, uma doença que afeta os tecidos que envolvem e suportam os dentes. Uma doença que muitas vezes é subvalorizada.

 

SAÚDE ORAL: DOENÇA PERIODONTAL

A doença periodontal divide-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite. Se no caso da primeira existe uma inflamação superficial da gengiva, no caso da periodontite há uma destruição das estruturas mais profundas como o osso.

Sem uma cuidada higiene oral e consultas regulares por profissionais especializados, as gengivas saudáveis poderão evoluir para um quadro de inflamação e sangramento. Estes sintomas tratam-se das etapas iniciais da doença periodontal. Sem acompanhamento médico especializado, esta doença pode progredir para uma periodontite moderada, caraterizada por bolsas e perda óssea moderada. Em casos mais graves, verifica-se uma perda óssea avançada e bolsas profundas, que têm como consequência a falta de firmeza na posição dos dentes (mobilidade dentária).

 

QUAIS AS CAUSAS DA DOENÇA PERIODONTAL?

A causa mais frequente das doenças periodontais são as bactérias. Na boca do ser humano existem mais de 300 tipos diferentes e muitas delas são potencialmente lesivas para as gengivas.

Estas bactérias acumulam-se na superfície dos dentes e no sulco gengival, constituindo depois a placa bacteriana. Quando as bactérias crescem em número ultrapassando um certo nível, produzem as doenças periodontais.

 

DOENÇA PERIODONTAL E O BEM-ESTAR GERAL

Apesar de numa primeira instância não ser comum correlacionar-se a saúde oral com o bem-estar geral do corpo, a verdade é que a doença periodontal tem a capacidade de agravar doenças sistémicas. Um caso bastante conhecido é o da da diabetes. Outros exemplos de problemas que a doença periodontal pode potenciar são:

  • Acidente vascular cerebral
  • Doenças cardiovasculares
  • Pneumonia
  • Osteoporose
  • Doença renal crónica
  • Doenças autoimunes
  • Parto prematuro

 

COMO TRATAR?

O periodontologista tem os conhecimentos e tecnologias necessárias para controlar a doença, depois de uma avaliação inicial. Para uma intervenção mais eficaz e personalizada, os especialistas do Instituto de Implantologia recorrem a exames complementares inovadores, de forma a obter uma análise genética e microbiológica das bactérias causadoras da doença. Com este procedimento, é possível identificar qual o antibiótico mais adequado ao seu caso.

Mesmo em fases mais avançadas de periodontite, é possível evitar a extração dos dentes. Em muitos casos de perda óssea severa é possível intervir com técnicas inovadoras para reconstruir o osso perdido e manter os dentes na boca de forma saudável.

Depois do tratamento da doenças e possíveis consequências associadas, inicia-se a fase de manutenção, com consultas regulares. Nestas consultas, o seu médico avalia e ajuda a melhorar os hábitos de higiene oral, realizando ainda pequenos procedimentos de eliminação da placa bacteriana e tártaro.

 

O QUE É UM PERIODONTOLOGISTA?

O periodontologista é o especialista no tratamento das doenças gengivais, que tem os conhecimentos e tecnologias necessárias para controlar esta doença. Tal como outras questões de saúde, um diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de impedir a evolução da doença

Neste, o Instituto de Implantologia® incentiva a que todos pensem na sua saúde oral e aproveitem para definir como um dos objetivos na lista de desejos de cada um consultas regulares com o seu Médico Dentista.