Halitose (mau hálito)

A halitose, termo médico utilizado para definir o mau hálito, é um fenómeno comum que afeta grande parte da população e que muitas vezes causa desconforto, constrangimento e isolamento social, diminuindo a qualidade de vida. Pode ainda estar na origem de alterações comportamentais tendo repercussões nas relações sociais, afetivas e profissionais.

Independentemente do sexo, idade ou estatuto social, o pior avaliador da halitose é o próprio indivíduo. Vários estudos comprovam a incapacidade do paciente de analisar de forma objetiva o grau da própria halitose.

QUAIS AS CAUSAS DA HALITOSE (MAU HÁLITO)?

Caracterizada pela exalação de odores desagradáveis provenientes da cavidade oral, a halitose pode ser classificada de acordo com a sua origem. Em mais de 90% dos casos a origem do mau hálito é intraoral, isto é, dentro da boca. No entanto, determinadas doenças sistémicas e metabólicas, medicação prolongada e dietas inadequadas podem estar na base do mau hálito. Contudo, muitas vezes os doentes afetados preocupam-se mais com o impacto social inerente à halitose do que com a saúde física.

As principais causas para o mau hálito de origem intraoral são:

• uma higiene oral deficitária;
  • acumulação de placa bacteriana, sobretudo no dorso da língua, dentes e próteses dentárias;
  • cáries;
  • doenças gengivais
  • e insuficiente produção de saliva (fluxo salivar diminuído).

Assim, o Médico Dentista assume um papel muito importante no controlo e tratamento destas patologias.

DIAGNÓSTICO HALITOSE

A complexidade do diagnóstico da halitose, ou mau hálito, requer equipamento e tecnologia de vanguarda. São vários os métodos propostos para detetar e quantificar os compostos responsáveis pelo mau odor. Na consulta de halitose do Instituto de Implantologia utilizamos diversos equipamentos e métodos que nos permitem uma caracterização específica da patologia em questão.

Para o efeito é realizado por um dentista um teste organoléptico devidamente calibrado, que determinará o odor emanado de acordo com escalas apropriadas para a halitose. Poderão ser utilizados outros meios auxiliares de diagnóstico da halitose, tais como técnicas de microscopia ótica, deteção do pH salivar, fluxo salivar e capacidade tampão da saliva que quantifiquem e qualificam os fatores causadores de halitose.

O Instituto de Implantologia® possui também determinadores de mau hálito de uso individual, Breath Checker®, que permitem verificar se possui mau hálito ao longo do dia.

OBJETIVOS DO TRATAMENTO DA HALITOSE

O tratamento da halitose tem como principais objetivos:

• Numa primeira fase, estabelecer saúde gengival, periodontal e dentária em pacientes com este tipo de problemas;
  • Diminuir o número de bactérias produtoras de mau odor, principalmente nas regiões do dorso posterior da língua, sulcos e bolsas periodontais;
  • Neutralizar a volatilidade dos produtos responsáveis pelo mau odor.

Passos para o tratamento

Preparação pré-consulta

A preparação para a consulta inicia-se 48h antes da mesma. Irá receber um conjunto de instruções de forma a que a sua avaliação seja o mais padronizada e fiel possível.

Consulta

Além de exames médicos e questionários, fará igualmente testes salivares ou testes organolépticos. Será também realizada uma avaliação detalhada dos dentes, gengivas e língua.

Higiene Oral

Consoante o diagnóstico e os resultados obtidos, poderá ser necessário fazer uma higiene profissional em profundidade, como complemento aos tratamentos recomendados pelo Médico.

Reavaliação

Um mês após a consulta inicial será feita uma reavaliação. Após a repetição dos testes de halitose, o Médico decide se será necessário introduzir novos tratamentos ou se inicia o programa de controlo.